
Educação pela Arte
PALESTRAS E OFICINAS CRIATIVAS
O Essencial
Uma conversa sobre episódios da História de Portugal. Com reis, rainhas, vitórias e derrotas, tradição e coragem, amores e desamores. Recorremos a obras de vários dos grandes artistas nacionais. A ideia é conduzir o expectador por uma viagem de 1h pela História de Portugal, numa atmosfera empolgante e divertida. Não é uma aula de História. É mais uma descontraída viagem no tempo, ao sabor da ironia e boa disposição.
Manual de Sobrevivência
“Análise de Personalidade” do país que foi, e é, Portugal. Arquétipos e Estereótipos. Tique, Manias, Coisas que só acontecem aqui. Como o país tem sido pensado e sentido pelos seus intelectuais e artistas, ao longo do tempo. Como é que os “outros” olharam para Portugal ao longo da História. Como será que somos vistos de fora? A ideia é criar um ambiente descontraído, divertido e até com uma espécie de “má-língua” inofensiva. Usar o sarcasmo e o humor negro para uma espécie de “terapia de grupo” para portugueses divertidamente lúcidos.
Os Portugueses
Os portugueses vistos à lupa. O que é isso de “alma portuguesa”? O que essa coisa de se ser “tipicamente português”? Por que é tão fácil reconhecer um português em qualquer ponto do mundo? Por que será estamos em todo o lado? Somos melhores lá fora? Os portugueses famosos. Os portugueses extraordinários E todos os outros, que nem são uma coisa nem outra. Num ambiente descontraído e bem-humorado, a ideia é destacar e relembrar as vidas e obras dos nossos melhores. Os imensos exemplos de vida, em diversas épocas históricas, de pessoas excepcionais que podem e devem servir-nos de inspiração.

OFICINAS PARA A INFÂNCIA E JUVENTUDE
Aprender! Fazendo e experimentando
As nossas Oficinas são construídas e preparadas para entusiasmar e motivar os jovens participantes à descoberta de si e do mundo. Incentivamos o desenvolvimento da curiosidade, da imaginação e do espírito crítico. Bem como sentimentos e comportamentos de tolerância, respeito e partilha.
A magia dos livros
Nesta oficina falamos sobre livros e as histórias que vivem dentro deles.
- Quais gostamos mais? Quais gostamos menos? - Quais não gostamos mesmo nada? E porque será? - Que assuntos nos interessam? Como escolher um livro para ler? - Como ler bem uma história? O que é uma boa leitura? - Como ler em voz alta? Como fazer uma leitura com interpretação? - Vamos pôr a mão na massa! Ler muito, de muitas maneiras diferentes.E escutar mais ainda!
Vamos inventar estórias!
Aqui contam-se estórias. Daquelas especiais, que se escutam de olhos bem abertos, e se sente que estão a acontecer mesmo ali. Às vezes usamos a voz, outras vezes o corpo todo. Utilizamos tudo o que faça sons, ou coisas que não lembra a ninguém. Um boné pode ser uma panela, e uma mochila, um autocarro.Expressão Dramática
A expressão dramática é uma das mais belas formas de comunicação. A criança intervém com o corpo, a palavra, a sua timidez, a sua sensibilidade, as suas recordações e os seus sonhos. Actua só ou com outras crianças. Fala-lhes ou responde-lhes, adere ao real ou foge dele. São estas as características dos jogos de expressão dramática que permitem que a criança se exprima totalmente.
Jogar é Aprender
O jogo constitui um veículo excepcional para o desenvolvimento infantil, sobretudo no que se refere às capacidades físicas e intelectuais, permitindo assim à criança conhecer o seu corpo, explorar o meio que a rodeia e adquirir novas experiências motoras.
Deste modo, o acto de jogar é uma das formas mais frequentes de comportamento durante a infância, tornando-se uma área de grande relevância no domínio da educação, saúde e intervenção social.